Você tem um negócio, sabe do potencial que ele carrega, mas ainda não realizou nenhum investimento em anúncio? Já ouviu falar no tráfego pago, mas ainda não se decidiu se é o melhor investimento a ser feito?
O tráfego pago é uma ação que se concentra na estratégia de gestão de tráfego, que tem o objetivo de atrair usuários (potenciais clientes) para o seu site ou redes sociais, por meio de anúncios.
Provavelmente você já tenha realizado em algum momento algum anúncio pago para promover o seu negócio ou produto/serviço, utilizando as principais ferramentas disponíveis, mas desistiu porque não estava dando resultados, não é mesmo?
A gestão de tráfego é responsável por segmentar os públicos, com foco na audiência do seu produto/serviço e analisa as métricas a fim de gerenciar os visitantes que seus canais estão recebendo.
O tráfego pago consiste em realizar anúncios pagos nas principais plataformas como Google Ads e Facebook Ads para elevar o número de visitantes nas suas páginas, aumentando a possibilidade de que sejam obtidos resultados de visibilidade e lucratividade.
Se você ainda tem dúvidas sobre o Tráfego Pago, a Neobyte preparou esse material para te ajudar a tomar a melhor decisão!
Por que muitos desistem logo após começar a realizar anúncios com tráfego pago?
Muitos empreendedores desistem do tráfego pago por algumas razões, dentre elas:
- Ações esporádicas, sem que estejam dentro de uma estratégia;
- Desejam resultados imediatos, quando o trabalho pode se tornar ainda mais eficiente em médio e longo prazo;
- Quando começam a obter resultados passam a acreditar que não é necessário mais investir.
A elaboração de campanhas de anúncios deve ser realizada de maneira estratégica e os objetivos podem variar, por isso é tão importante contar com um profissional experiente para fazer a gestão de tráfego.
Qual a diferença do tráfego orgânico para o tráfego pago?
O tráfego tem como intuito conectar o seu público de diferentes locais como mecanismos de busca, outros sites ou redes sociais.
O Google ainda é um dos principais buscadores para atrair os consumidores, por uma simples razão: sempre temos o hábito de pesquisar nele antes de comprar um produto ou de assinar um serviço.
E nessa dinâmica ainda há outro diferencial, porque mais da metade do público tem o hábito de clicar nos primeiros links que aparecem nas primeiras páginas do buscador, ou seja, ações precisam estar concentradas para que o seu negócio esteja nas primeiras páginas.
Para alcançar as primeiras posições nos rankings de busca, há dois caminhos:
Tráfego Orgânico
Ocorre principalmente por meio do SEO (Search Engine Optimization) e do marketing de conteúdo para que se ganhe relevância nas pesquisas atraindo visitas espontâneas (cliques).
O tráfego orgânico é decorrente da chegada de visitantes a um site ou blog de maneira espontânea, quando encontram a sua página, por exemplo, nas primeiras posições do Google.
Nesta modalidade, o investimento se torna mais denso na produção de conteúdo relevante que responda a uma “dor” que o público possui.
Estes conteúdos são trabalhados dando destaque a palavras-chave específicas.
Dentre os principais canais em que pode ser trabalhado o tráfego orgânico, estão:
Sites e blogs
Estes são os locais na internet que concentram as principais informações sobre o seu negócio, contatos e conteúdos voltados para o seu público.
Será preciso desenvolver conteúdo estratégico trabalhando sobre pautas/temas que sejam relevantes a sua audiência.
Facebook e Instagram
São redes sociais em que conteúdos também podem ser compartilhados, levando em consideração as “dores” da persona (do público que deseja atrair).
São ações gratuitas e vale ressaltar que os resultados com o tráfego orgânico são de longo prazo.
Tráfego Pago
O tráfego pago consiste na compra de um espaço de destaque para atrair cliques (visitantes/leads) que possam ser potenciais clientes para o seu negócio.
É uma modalidade importante em casos de campanhas de lançamento, em casos de negócios que estejam iniciando no mercado e para aqueles que têm o e-commerce como nicho.
Principais canais utilizados para o Tráfego Pago
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma das ferramentas mais populares e permite a criação de anúncios com fotos, textos e vídeos, que serão exibidos dentro da rede social e que irão levar o usuário a visitar o site/blog do seu negócio.
É possível integrar a utilização dessa plataforma com o Google Ads com o intuito de atingir um público diferente.
Um dos benefícios mais importantes é a alta segmentação em que é possível definir a exibição dos anúncios usando como parâmetro os interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.
Instagram Ads
No Instagram Ads, é possível exibir anúncios em vídeo, foto única ou carrossel de fotos, incluindo texto.
O recurso de anúncio nos Stories e no Instagram Shopping também é muito utilizado.
A plataforma é integrada ao Facebook, por fazerem parte do mesmo grupo.
Existe a possibilidade de criar estratégias em conjunto pensando nos dois canais.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, sendo assim, usar a plataforma como estratégia para anúncio pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.
É possível contar com ferramentas de segmentação e análise, além de diversos recursos e formatos com foco em atrair a audiência ideal para o seu negócio.
Bing Ads
É um serviço de anúncios administrado pela Microsoft que atende a pesquisas realizadas no buscador Bing.
Essa ferramenta também permite a integração com campanhas do Google Ads.
Taboola
É uma plataforma de publicidade nativa para a construção de anúncios em formato de conteúdo recomendado.
O Taboola faz tráfego de usuários dos principais portais do Brasil, podendo chegar a 6 milhões de pageviews por dia.
As campanhas são exibidas em grandes portais da internet como sugestões de conteúdo.
Se o usuário acessa um grande portal para ler um artigo sobre saúde mental, por exemplo, e você trabalha na área da Psicologia, pode ser sugerido um conteúdo relativo ao assunto no grande portal para que o usuário possa ser redirecionado à sua página.
LinkedIn Ads
A rede profissional de alcance global também é muito atrativa quando o assunto é tráfego pago, trata-se de um recurso personalizável e indicado para a divulgação de serviços, principalmente em casos de empresas B2B.
YouTube Ads
Se o seu segmento de negócio produz conteúdo em vídeos, o YouTube Ads pode ser uma excelente ferramenta de anúncios.
O consumo de dados tem mudado e é possível observar isso por meio do fato de que grande parte dos acessos online vem dos vídeos.
Quais as principais vantagens em investir no Tráfego Pago?
Há alguns diferenciais que tornam o tráfego pago mais eficaz do que as estratégias de alcance apenas orgânico, tais como:
Resultados mais rápidos
Com essa estratégica é possível obter resultados de forma muito mais rápida. Uma vez que o orçamento é definido e as campanhas começam a rodar, o público segmentado começará a interagir com o seu produto/serviço.
Mas as estratégias de tráfego pago não são de médio e longo prazo? Quando se considera o objetivo de contínua lucratividade, sim, porém de imediato já se percebem as diferenças de alcance e resultados a partir do investimento.
Segmentação estratégica
A “cereja do bolo” no tráfego pago está na possibilidade da segmentação do público.
E isso pode ser realizado de diferentes maneiras: por palavras-chave, interesses, informações demográficas (sexo, idade), profissão/ocupação, por canais de mídia e por públicos personalizados.
Desta forma, se comunicar com o público certo se torna muito mais assertivo quando comparado a ações de resultados apenas orgânicos.
“Mas as ferramentas já oferecem a possibilidade de segmentar e posso fazer isso sozinho!”
Esse é o pensamento de muitas pessoas, mas embora o mecanismo automático das ferramentas ofereça essa possibilidade, é preciso um estudo e análise aprofundada do público e de quais objetivos são esperados com a ação.
Investimento inicial baixo
O orçamento pode ser definido conforme os objetivos de alcance do anúncio ou campanha. Pode ser investido valor diário, mensal ou pelo período em que a campanha continuar.
Há dois principais métodos para a veiculação de anúncios:
CPC (Traduzido como custo por clique), em que se paga pela quantidade de acessos ao site/blog ou a partir do anúncio criado;
CPM (Traduzido como custo por mil impressões), em que se paga pela quantidade de pessoas que visualizam o anúncio, independentemente do clique.
Acompanhamento de Métricas
Outra importante vantagem é a possibilidade do acompanhamento de métricas (quase em tempo real), o que ajuda na adaptação das estratégias de campanha de acordo com os resultados.
Essa possibilidade de corrigir campanhas ou anúncios é o que torna o tráfego pago ainda mais atraente em comparação a ações de tráfego orgânico.
Montando boas campanhas de Tráfego Pago
Se você tem estudado há algum tempo a possibilidade de usar o tráfego pago como instrumento para alcançar objetivos em seu negócio, vale considerar importantes temas dentro do assunto.
Você deseja gerar conversões e vendas, certo? Para isso, inicialmente considere essas dicas:
- Faça um planejamento para determinar o orçamento disponível para a sua campanha;
- Trabalhe em torno da definição estratégica do seu público;
- Faça uma definição dos canais que serão utilizados para veicular a sua campanha;
- Os anúncios precisam contar uma história (storytelling) que cative o público, assim como precisam ser visualmente atraentes;
- Você precisa gerar engajamento com conteúdo de qualidade e altamente relevante.
No processo de definição da sua campanha, será necessário ter uma boa estratégia. Nesta construção, considere:
- Inicialmente pesquisar quais campanhas estão funcionando bem para outros usuários e fazer a análise comparativa do que a campanha oferece e de quais são as necessidades do seu negócio;
- Faz parte do processo mapear as palavras-chave corretas que irão atingir o seu público-alvo a fim de que o seu produto ou serviço possa ser encontrado pelas pessoas que estão buscando por ele.
Na campanha o “conteúdo é Rei”
O conteúdo é parte fundamental na criação de anúncios que realmente atraem o público e podem gerar conversão para vendas.
Será preciso dialogar com o público e nos casos de diferentes anúncios para públicos diferentes, deverá pensar em como será exposta a narrativa para atrair cada um deles.
O texto precisa conter os chamados “gatilhos mentais”, que são responsáveis por manter a atenção do público ou levá-lo a uma ação a partir do teu conteúdo, como clicar, comprar, etc.
Também conhecido como copy que vem da técnica de Copywriting, estes conteúdos precisam ter uma linha de coerência e “conversar” com a sua audiência.
Não se esqueça da conhecida frase do cofundador da Apple, Steve Jobs, de que “as pessoas não sabem o que querem, até você mostrar a elas” e o conteúdo é capaz de fazer isso, por isso, invista nele!
Se comprometa com a verdade ao anunciar!
Muitos negócios se perdem quando não são objetivos quanto ao seu produto.
A falta de clareza só coloca a divulgação a perder. E é claro que você não deseja isso, não é mesmo?
Aposte sempre na objetividade e na verdade do seu produto. Anuncie aquilo que realmente o seu público vai ganhar por meio da compra.
Muitos negócios se usam do exagero para promover o seu produto ou serviço, mas acredite no poder daquilo que está vendendo. Atraia a sua audiência elevando de maneira equilibrada as qualidades do produto/serviço.
Ter um compromisso ético ao anunciar é o que diferencia campanhas de sucesso de campanhas que não saem do lugar.
Além disso, seja assertivo na elaboração das copys de anúncio. Fale tudo o que precisa ser dito em poucas palavras. Esse é um desafio que também traz sucesso para a divulgação.
Quantos anúncios realizar?
Isso vai depender dos resultados que deseja obter com as ações. Você pode segmentar públicos diferentes, por exemplo, para anunciar diferentes produtos/serviços.
Geralmente nas campanhas são trabalhados pelo menos três diferentes criativos (junção da imagem com a copy) e é uma estratégia que, se realizada corretamente, pode trazer ótimos resultados.
Quanto investir no Tráfego Pago?
Vamos a um dos assuntos que costuma ser o “calcanhar de Aquiles” de muitos empreendedores?
A principal dúvida é: quanto investir em campanhas de tráfego pago?
Antes de tudo, será preciso focar no ROI (Retorno Sobre Investimento), que é a relação entre o que se ganhou como resultado de um investimento e o quanto de dinheiro foi investido.
Além disso, é necessário focar no ROI para ter uma análise do quanto você tem de dinheiro para pagar o valor que investiu e para que possa continuar investindo nas próximas campanhas.
Para ter um bom retorno de curto e médio prazo é importante contar com um estrategista especialista em tráfego pago que irá nortear todos os passos da campanha.
Considere alguns fatos sobre o tráfego pago que talvez ainda não tenha visto em nenhum lugar:
- O trabalho com o tráfego pago requer estratégias e muitas vezes elas são mudadas ao longo da campanha;
- Nem todos os dias você terá o resultado que espera e isso pode te frustrar, mas saiba que essa também é uma jornada de aprendizados contínuos sobre a sua audiência;
- O valor investido não pode impactar grandemente no caixa do seu negócio (caso a campanha não apresente os melhores resultados);
- No começo, tudo partirá de um teste e irá perceber o que funciona ou não com o seu público e se atente a um fator importante: o comportamento de consumo está em constante transformação;
- O valor sempre dependerá dos resultados que pretende obter com a ação e isso sempre parte de uma análise estratégica.
Como começar no tráfego pago?
Primeiramente será preciso definir um objetivo:
- Ganhar mais seguidores;
- Divulgação de ofertas;
- Divulgação de marca;
- Mais visitas ao site;
- Atração de mais leads.
Depois de definir qual a ferramenta de tráfego pago que irá utilizar: Google Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Facebook Ads, YouTube Ads, TikTok Ads, entre outras, o seu anúncio será mostrado nela.
É um erro comum em quem deseja investir em tráfego pago, acreditar que o ideal é anunciar em todas as plataformas. Será preciso anunciar onde o seu público se encontra!
E mais, será um desperdício de investimento, uma vez que você estará gastando com usuários que não se interessam pelo seu produto, o que não vai gerar engajamento e muito menos conversão.
É preciso planejar!
É preciso pensar nas estratégias que serão utilizadas, quais serão os criativos (as imagens que serão divulgadas ou vídeos) e no conteúdo (copy) que será utilizado para descrever o anúncio.
Lembre-se do que já foi dito aqui, é preciso contar uma história que atraia a sua audiência, será preciso conversar com o seu público.
Além disso, como é o seu site ou blog? É funcional e responsivo? Ao entrar o usuário consegue encontrar com clareza aquilo que está procurando?
Imagina entrar em um site que demora mais de cinco segundos para abrir, as chances de desistir da compra, são enormes, não é mesmo?
Por isso, pense na qualidade do seu site, antes de iniciar uma campanha, se certifique de que o seu “cartão de visitas virtual” está operando de forma excelente.
Construa um trabalho que se torne memorável e que sirva, além da conversão, para um relacionamento de confiança com o seu público.
Sempre recomendamos que conte com um profissional ou equipe que sejam bons estrategistas e que tenha experiência com tráfego pago.
Começar sozinho, sem os conhecimentos necessários, pode representar apenas uma perda de investimento.
Não desista de fazer o seu negócio gerar conversão em vendas! Invista no tráfego pago e decole!
Agora que você já conhece as principais tendências do marketing digital para 2022, que tal entrar em contato com a Neobyte e colocá-las em prática no seu negócio.
Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções personalizadas para que sua empresa comece o ano com o pé direito!