Caso você deseja obter resultados na Internet, é necessário considerar a gestão de tráfego.
Se você não conhece o termo, tráfego é o acesso de visitantes dos canais digitais que você usa para promover sua marca, como sua rede social, site, canal no Youtube ou loja virtual.
Uma boa estratégia de gestão de tráfego significa tráfego de visitantes estável, o que leva a um melhor posicionamento da marca, mais engajamento, mais clientes em potencial e, claro, mais vendas e maior receita.
Porém, o maior desafio é justamente escolher a melhor estratégia para garantir esse tráfego de acesso, principalmente se sua empresa não possui um gerenciador de tráfego.
Nesse caso, você precisa entender o que é o tráfego online, quais são os principais tipos atuais e os melhores canais de conversão:
E, é exatamente isso que a Neobyte vai te mostrar neste material.
Vamos lá!
Gestão de Tráfego: o que é?
A princípio, você pode imaginar que o termo gestão de tráfego significa simplesmente gerenciar os visitantes de seus canais digitais. No entanto, é muito mais do que isso.
Isso também significa gerar tráfego de diferentes origens, segmentar seu público para que ele realmente se interesse por seus produtos e / ou serviços e se conectar com essas pessoas.
Para realizar todas estas tarefas, é necessário compreender os diferentes tipos de tráfego existentes, suas particularidades, vantagens e desvantagens.
Vamos falar sobre esses tipos:
Tipos de tráfego existentes
Você pode usar diferentes tipos de tráfego para garantir que o acesso para seu site, página de login e / ou loja online esteja fluindo.
Essas são as chamadas fontes de tráfego e representam o caminho que as pessoas percorrem para chegar à sua empresa por meio da Internet.
Esse conhecimento é estratégico e pode influenciar nas decisões que você fará sobre quanto (e onde) investir em favor do seu negócio.
Existem diferentes tipos de tráfego dos quais você pode se beneficiar.
Tráfego orgânico
Por exemplo, no gerenciamento de tráfego, “orgânico” significa que as pessoas podem chegar à sua empresa sem investir em anúncios patrocinados no Facebook Ads ou Google Ads.
Isso acontece quando as pessoas encontram sua empresa por meio de um mecanismo de busca (como Google, Bing ou Yahoo) usando palavras-chave relacionadas ao seu setor ou ao problema que estão tentando resolver.
Em outras palavras, a pessoa pesquisa no Google, insere o problema específico que deseja resolver e clica no resultado que é mais relevante para ela.
Portanto, quem deseja gerar tráfego orgânico precisa gerar conteúdos únicos, relevantes e frequentes.
Além disso, esse conteúdo precisa ser otimizado usando a tecnologia SEO (Search Engine Optimization) para aumentar sua chance de aparecer na posição natural superior da primeira página de pesquisa do Google.
Ao contrário do que alguns “gurus do marketing” dizem e algumas pessoas acreditam, tráfego orgânico não é gratuito.
Para que essa estratégia traga leads qualificados (e volume), seu conteúdo precisará ser de alta qualidade e muito atrativo.
E deve abranger questões de design, copywriting, desenvolvimento web, hospedagem de alta performance, dentre outros fatores técnicos que exigem a contratação de profissionais específicos: redatores publicitários, designers, programadores e por último (mas não menos importante) especialistas em SEO.
Além disso, a gestão de tráfego orgânico também requer investimento de tempo e energia significativos, já que os resultados costumam aparecer no médio e longo prazo.
No entanto, traz um público bem segmentado, já interessado no que você pode oferecer e, portanto, muito desejado, inclusive, pelos seus concorrentes.
Daí a importância de criar estratégias de gestão de tráfego bem direcionadas para esse público em questão.
Tráfego pago
O tráfego pago, como o nome sugere, também requer um investimento de capital para ser eficaz.
Alguns segmentos de mercado (pouco competitivos) podem reduzir o investimento, enquanto outros segmentos de mercado (mais competitivos), se o orçamento for baixo, é necessário investir ativamente (ou limitar a audiência).
Como compensação, traz resultados mais rápidos.
Se você souber criar uma boa campanha de tráfego no Facebook Ads e no Google Ads, e segmentar corretamente seu público-alvo, poderá aumentar significativamente o tráfego de sua página ou landing page em um curto espaço de tempo.
Isso significa que, ao contrário do orgânico, onde as pessoas encontram sua empresa, aqui sua marca a encontra em diferentes plataformas.
No gerenciamento de tráfego pago, você pode realizar campanhas publicitárias de várias maneiras.
- Em anúncios do Facebook, anúncios do Instagram ou posts patrocinados de anúncios do LinkedIn, segmente-os conforme o perfil do público-alvo.
- Invista em palavras-chave relacionadas ao seu negócio na forma de links patrocinados no Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords).
- Patrocine vídeos de publicidade em seu canal com o poder da publicidade no YouTube.
Todas as estratégias podem funcionar, mas você precisa ter cuidado para não perder dinheiro devido ao ROAS não receber anúncios.
Nesse ponto, empresas com excelentes gestores de tráfego ou especialistas em tráfego pagos se destacam na batalha pelos visitantes mais qualificados.
Tráfego social
Basicamente, todas as pessoas que chegam ao seu canal a partir de suas redes sociais (como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e perfis do Pinterest).
Eles são usados por milhões de pessoas diariamente (somente no Brasil), então você não pode ignorar essas plataformas em seu gerenciamento de tráfego social.
Você pode usar uma variedade de estratégias para atrair essas pessoas ao seu site, convertendo-as em clientes em potencial.
Por exemplo, você pode criar postagens a partir de suas publicações no blog, convidar pessoas para ler textos, usar recompensas digitais como e-books e infográficos para promover sua página de destino e captar leads.
O tráfego social tem uma vantagem única: a capacidade de conteúdo viral.
Quando isso acontece, sua marca pode afetar milhares de pessoas e o número de cliques em sua página pode aumentar significativamente.
No entanto, não é tarefa fácil viralizar um conteúdo, porque depende se as postagens de sua empresa estão sendo relevantes para sua audiência, mesmo que aconteça, ainda pode ser prejudicial para sua marca.
Primeiro, porque seu conteúdo abrangerá todos os tipos de pessoas, muitas das quais nada têm a ver com seu perfil de cliente ideal (ICP) ou buyer persona.
Em segundo lugar, para se tornar viral, o conteúdo deve ser muito especial ou muito bonito.
Aqui, muitas empresas cometem o erro de apostar em mentiras ou em conteúdos sensacionalistas para atingir esse objetivo.
Isso acabará se tornando um golpe, pois prejudicará a credibilidade da sua marca.
Portanto, investir no tráfego social é sempre muito ético e honesto com o que você posta.
A criação de conteúdo específico para mídia social pode criar um público qualificado para pessoas interessadas nos problemas que sua marca resolve.
Tráfego de referência
Você sabe quando recomendar um produto ou serviço a um amigo?
Podemos usar esses conceitos no gerenciamento de tráfego, recomendando o tráfego.
Você deve ter notado que existem vários links clicáveis incorporados ao conteúdo da postagem do blog.
Alguns desses links agem como “referências” ou referências, direcionando os usuários para outra página após clicarem.
Esta é uma técnica de SEO chamada backlinks.
A ideia é que uma página transmita autoridade ao fazer referência a outra página, dizendo ao Google e a outros buscadores que o conteúdo também é relevante.
Usar isso em seu gerenciamento de tráfego é uma estratégia interessante porque pode enriquecer o conteúdo, mostrar fontes de pesquisa ou direcioná-lo a um local com informações mais abrangentes sobre um tópico específico.
Você também pode cooperar com outros sites para aumentar o tráfego de referência, de modo a dar maior visibilidade e autoridade ao seu próprio negócio.
Tráfego direto
Esse é o sonho de toda marca. A pessoa que chega por tráfego direto é a pessoa que insere o endereço da sua página diretamente no navegador ou o salva nos favoritos.
Em outras palavras, você não precisa investir em campanhas de tráfego do Facebook Ads ou do Google Ads e não precisa usar técnicas de SEO para produzir conteúdo.
Você também não precisa de nenhuma outra página para promover sua empresa.
Todas as ações partem do seu público, que já conhece a sua marca.
O tráfego direto é gerado por um público já fiel, por isso tem grande valor e cria um público muito qualificado que pode estar pronto para comprar seus produtos ou serviços e se tornar cliente.
Para atingir esse nível de interação com as pessoas, você precisa investir fortemente na construção da marca da empresa.
Quanto mais você fortalecer sua marca, mais tráfego direto será convertido em seus canais de aquisição.
Tráfego de e-mail marketing
Na gestão de tráfego, o email é uma ferramenta poderosa de relacionamento e vendas.
Na verdade, muitas empresas usam o marketing por email como o principal meio de comunicação com seus clientes em potencial, novas oportunidades e clientes. Afinal, quase todo mundo tem uma conta de e-mail.
Além disso, essa é a maneira mais fácil e segura de rastrear suas comunicações com eles. É você quem decide quando falar, o que falar e como falar.
Outra grande vantagem é que você pode se conectar com seu público de forma mais personalizada, fortalecendo assim o vínculo com sua marca.
Embora os links contidos no e-mail não afetem diretamente os mecanismos de pesquisa e não transfiram permissões, eles são os detentores do registro de cliques.
Afinal, é o usuário que se inscreve no seu cadastro (desde que você já tenha criado um em vez de comprar), o que mostra que tem interesse em receber mais informações sobre sua marca.
Ao contrário do tráfego pago, o primeiro contato vem de um indivíduo, portanto, uma taxa de participação maior é natural.
Portanto, o email marketing é uma ótima maneira de atrair tráfego para sua página de isca digital, segmentar clientes em potencial por perfil e interesses ou ir diretamente para uma página de vendas, avaliação gratuita ou oferta para fornecer seus produtos e serviços.
O tráfego gerado pelo email marketing é muito qualificado porque são eles que autorizam a comunicação com eles.
Em outras palavras, eles estão muito interessados em sua marca e são mais propensos a se converterem em clientes.
E agora, como escolher o melhor canal de tráfego?
Talvez agora você queira saber se deve direcionar seu gerenciamento de tráfego para um canal específico, priorizando um dos tipos de tráfego que discutimos aqui.
Nesse caso, não há resposta certa ou errada.
Quem diria que a melhor fonte de tráfego para o seu negócio são os indicadores de desempenho.
Eles representam a melhor maneira e a mais eficaz de atrair o público certo para sua página.
Felizmente, na Internet, tudo pode (e deve) ser medido e analisado, portanto, para gerenciar o tráfego de forma eficaz, você precisa olhar os dados coletados em seus canais digitais.
Através da análise dessas informações, você será informado qual a melhor estratégia para usar (e manter).
Por exemplo, você pode avaliar a taxa de conversão de cada etapa do funil (parte superior, intermediária e inferior do funil) e o ROI (retorno do investimento) de cada canal de aquisição de tráfego.
No entanto, existem vários outros indicadores, e é necessário estudá-los cuidadosamente para entender quais são os mais úteis para o seu negócio.
A verdade é que cada origem de tráfego tem suas vantagens e desvantagens, mas se você combinar vários tipos em sua estratégia de gerenciamento de tráfego (desde que seu orçamento permita), poderá obter mais resultados.
Investir em apenas um tipo de tráfego e apostar todas as suas fichas pode limitar o crescimento da sua marca. Além disso, é como colocar todos os ovos de ouro na mesma cesta.
Lembre-se de que quanto mais pessoas você pode trazer para seus canais de aquisição, mais resultados seu próprio negócio obterá.
Principais vantagens de uma gestão de tráfego eficaz
Existem vários benefícios em investir em gerenciamento de tráfego profissional. Apresentamos brevemente alguns deles neste artigo, mas cobriremos aqui os principais em detalhes.
Aumenta exponencialmente a autoridade da marca
Ter a posição mais alta nos rankings de mecanismos de pesquisa como Google e YouTube pode fortalecer a autoridade de sua empresa no assunto / tópico que está sendo pesquisado.
Portanto, você pode aumentar o conhecimento da marca e fortalecê-la.
Apresenta maior Retorno sobre o Investimento (ROI)
A combinação de gerenciamento de tráfego (orgânico e pago) pode acelerar seu retorno sobre o investimento porque essas estratégias se complementam.
Embora o fluxo natural do uso de técnicas de SEO traga resultados a médio e longo prazo, os fluxos pagos (como o uso de estratégias de remarketing) irão produzir resultados a curto prazo, permitindo que você mantenha seu fluxo de caixa saudável e fluindo continuamente.
Amplia as vendas do seu negócio
A mídia paga permite que você se concentre na venda de seu produto ou serviço, aumentando assim a visibilidade de sua campanha.
Quanto mais pessoas você traz para seu site ou página de destino, maior a probabilidade de você aumentar sua taxa de conversão.
Customiza um público qualificado
Uma boa gestão de tráfego pode melhorar a segmentação do público atraído por sua plataforma, focando nas pessoas que estão mais interessadas em seu produto ou serviço.
Os recursos fornecidos nas ferramentas de tráfego pago permitem que você segmente por informações demográficas, como palavras-chave, sexo e faixa etária, como ocupações e vários outros interesses.
No entanto, apenas usar esses recursos não significa que sua campanha alcançará com precisão as pessoas que você deseja.
O sucesso da publicidade depende da análise e otimização de um bom gerenciador de tráfego.
Acompanhe o nosso infográfico
Quer saber como aumentar o tráfego do seu negócio?
Esperamos ter demonstrado a importância da gestão de tráfego para sua empresa. No entanto, devo dizer que não existe uma fórmula mágica para gerar tráfego qualificado.
Sua empresa deve planejar quais recursos serão utilizados, testar estratégias, analisar indicadores e fazer os ajustes necessários.
A única certeza é que se não houver tráfego, o seu negócio não conseguirá obter resultados na Internet (nem mais longe).
Seu público não entrará em contato com você e essas pessoas não comprarão seus produtos e / ou serviços.
É por isso que é tão importante contratar um especialista em transporte pago para ajudar o seu negócio.
No entanto, encontrar um bom gerenciador de tráfego pago é muito difícil, o que fez com que algumas empresas aumentassem seus anúncios por conta própria.
Se você não quer correr esse risco, contrate os serviços de agências de gerenciamento de tráfego (Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads), como a Neobyte.
Se você deseja saber mais sobre como podemos ajudá-lo a aproveitar as conquistas da sua empresa por meio deste serviço altamente especializado, entre em contato conosco sem qualquer compromisso!