As tecnologias estão em constante evolução, assim como algoritmos e ferramentas têm sido continuamente atualizadas e isso demanda o acompanhamento frequente das principais tendências atuais de marketing digital para não ficar de fora da realidade!
Muito do que se esperava para daqui a alguns anos sobre transformação digital, ganhou impacto com a pandemia e é impossível não ser influenciado por essas novidades e mudar no mesmo ritmo.
Deseja conhecer as novidades?
A Neobyte preparou este material para se atualizar quanto às principais tendências de marketing digital para 2023!
De 2022 para 2023 – Tendências de marketing digital que continuam com força entre as equipes
Uma característica marcante neste ano foi a criação de novos canais de marketing junto ao acompanhamento das principais tendências em comportamento de compra, o que indicava a necessidade de que as equipes de marketing repensassem suas estratégias e maneira de apresentação de suas campanhas com resultados mais eficientes.
Dentre os principais fatores a serem explorados neste ano para melhores resultados entre as equipes, estavam:
Experiência do cliente (com foco na coesão)
Clientes têm buscado por experiências individuais sob medida, ou seja, que atendam às suas necessidades particulares. Clientes não interagem com uma marca apenas de uma maneira ou por meio de um único canal, sendo assim, é um desafio para os profissionais de marketing montar a melhor “jornada do cliente”.
É preciso pensar na experiência completa do cliente, com um olhar voltado a um panorama de “ecossistema” em que vários canais de comunicação podem ser trabalhados, se complementando, colocando o relacionamento com o cliente muito além de campanhas pontuais.
Omnichannel e Internet das Coisas (IoT)
De acordo com a Mckinsey, a Internet das Coisas (IoT) tende a ter um crescimento ainda maior nos próximos um ou dois anos e um exemplo de o quanto tem se tornado cada vez mais acessível é a popularidade dos assistentes virtuais como Siri e Alexa, por exemplo.
Profissionais de marketing devem pensar em como poderão adotar a IoT e explorar os diferentes canais de interação (conceito omnichannel), para que a comunicação com os clientes possa ser a mais bem-sucedida possível.
Marketing de conversação
No markerting de conversação, as mensagens direcionadas e bots de conversação inteligente têm sido cada vez mais explorados a cada visita dos leads aos sites.
Os novos bots de conversação inteligente se utilizam da tecnologia de machine learning e processamento de linguagem natural para uma interação cada vez maior e bidirecional com a marca.
O que o marketing de conversação já caminhou em 2022 continua sendo um campo a ser explorado no próximo ano, fazendo das conversações em tempo real uma ferramenta cada vez mais poderosa para o fortalecimento do relacionamento com os clientes.
Marketing ágil (Agile)
O marketing ágil é uma adaptação de abordagem com base na metodologia de software ágil (Agile). O agile engloba iterações rápidas em torno de um projeto ou iniciativa de impacto.
As mudanças têm ocorrido em velocidade frenética, portanto, se torna uma necessidade cada vez maior, responder rapidamente a essas mudanças.
É preciso repensar as estruturas, principalmente de comunicação entre as equipes, utilizando soluções de gestão que possam ser eficientes em projetos e nos processos de trabalho.
Alinhamento entre equipes
Dentre as principais tendências de marketing digital aplicada desde as equipes está o alinhamento, que possa traduzir suas estratégias em programas e em campanhas.
Essas ferramentas têm o desafio de centralizar o trabalho, de maneira que a equipe (multidisciplinar) possa estar mais alinhada quanto aos projetos, expectativas coletivas e pessoas (dentro de determinado período), sem que isso afete as estratégias de longo prazo.
Equipe interna e parceiros externos
Uma das realidades nessa pandemia é a escassez de talentos para cargos específicos, sendo assim, recorrer a agências em busca de parcerias externas têm sido algo muito comum em 2022 e persistirá nos próximos anos.
Para a perfeita sinergia entre equipes internas e parceiros externos, ferramentas de gestão de trabalho tendem a ser cada vez mais exploradas para facilitar a colaboração entre as equipes, como foco nos objetivos em comum e nos planos de ação.
Essas medidas têm sido cada vez mais aplicadas entre as equipes de profissionais de marketing e continuarão se intensificando no próximo ano.
O que rever e o que manter quando o assunto é Marketing Digital em 2023?
Vamos entender sobre as principais mudanças e tendências para o próximo ano em marketing digital para tornar as suas campanhas cada vez mais assertivas!
SEO (Search Engine Optimization)
Qualquer empresa que deseja crescer e expandir, principalmente no universo digital, precisa aplicar as principais tendências de SEO para um melhor ranqueamento nas páginas de pesquisas, ou seja, para aparecerem nos primeiros resultados orgânicos de busca, atraindo novos clientes potenciais.
Falando em SEO e nas vantagens competitivas que traz para uma marca, não se pode deixar de mencionar os elementos que precisam fazer parte dessa estratégia:
Conteúdo relevante – A produção de conteúdos riscos e de qualidade são essenciais, mas, para isso, é preciso focar no público, linguagem mais acessível e em conteúdo que atraia essa audiência.
SEO Mobile Indexação de Sites Móveis – Aproximadamente 87% dos usuários acessam a internet por meio dos dispositivos móveis, sendo assim, o conceito mobile first ganha força, que nada mais é do que a criação e desenvolvimento de sites, landing pages e qualquer projeto na web, pensado inicialmente para o acesso móvel.
Core Web Vitals – Essas são métricas utilizadas pelo Google com o intuito de compreender como foi a experiência por parte do usuário acessando algum conteúdo e três fatores são avaliados: velocidade de carregamento do site; tempo de visibilidade do primeiro componente e mudanças de layout.
Especialização, Autoridade e Confiabilidade (E.A.T.) – A sigla E.A.T. será fundamental para que sejam alcançados resultados efetivos na busca orgânica e podemos pensar, que no geral, isso está intimamente ligado a conteúdos de qualidade que transmitam dados confiáveis e que a marca é autoridade em determinado assunto.
Esses são alguns dos pontos mais importantes quando se trata de SEO e o que já tem sido amplamente explorado em 2022, tende a continuar no próximo ano.
Tráfego Pago e mudanças em modelos de atribuição do Google Ads
O tráfego pago é a estratégia de anúncio capaz de alavancar a visibilidade da sua loja virtual, atraindo mais visitantes em um período menor e aumentando as probabilidades de conversão desses leads em potenciais clientes.
Recentemente, o Google deixou escapar uma proposta em que alguns dos anunciantes podem ver seus modelos de atribuição automaticamente alterados, com o intuito de melhorar a orientação por dados.
Esse modelo foi anunciado em setembro de 2021 como parte de um conjunto de ferramentas com a finalidade de ajudar anunciantes com as suas medições.
Essa atribuição baseada em dados no Google Ads se utiliza do machine learning avançado para entender com maior precisão como cada ponto de contato de marketing contribuiu para uma conversão, respeitando a privacidade do usuário.
Essa ação por parte do Google está ligada à “era sem cookies de terceiros” e por isso tem investido em suas ferramentas de utilização de dados primários e de intenção para oferecer suporte aos anunciantes em 2023.
Pesquisas e comando por voz
Pesquisas por voz estão com tudo, um exemplo disso são os assistentes virtuais como Siri e Alexa, trazendo uma tendência que já está impactando quando se fala em SEO.
Tem sido cada vez mais comum optar pelos comandos de voz para pesquisar sobre qualquer assunto na internet, sem contar a facilidade em que as pessoas podem usar os seus dispositivos móveis e rapidamente dar um comando de voz fazendo qualquer outra coisa e ter a informação imediatamente.
Essa novidade veio para ficar e já faz parte das estratégias de SEO, afinal, as marcas desejam sair na frente e não querem perder nenhuma oportunidade de serem facilmente encontradas pelos usuários na internet.
A ideia das pesquisas por voz no SEO é oferecer melhores experiências às pessoas. Vamos entender brevemente essa evolução dos comandos por voz?
2019 – o Google lançou seu algoritmo de machine learning para buscas, conhecido como BERT, que se utiliza da tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (NLP). Se antes, o buscador entendia frases, passou, a partir da atualização, a compreender contextos e nuances da linguagem humana.
2022 – A evolução não parou e surgiu uma nova atualização capaz de tornar a compreensão da linguagem humana ainda mais avançada, trata-se do PaLM (Pathways Language Model), um modelo de linguagem que se utiliza de bilhões de parâmetros para realizar inúmeras tarefas (desde operações de aritmética até a explicação de qualquer contexto).
Não existe ainda um parâmetro de como conteúdos podem ser otimizados para a pesquisa por voz, isso porque os buscadores ainda não fazem essa diferenciação, mas a compreensão que temos hoje é a de que as pessoas, ao interagirem por voz, tendem a usar frases em forma de perguntas, ou seja, geralmente iniciam a conversa com “o quê, quando, como, onde, quanto, por quê, etc.”, por isso, acrescentar essas referências nas palavras-chave pode ser um caminho para que uma marca seja facilmente encontrada em comandos por voz.
Outra dica é utilizar palavras-chave de cauda longa (long tail), que geralmente utilizam mais termos para compor a pesquisa, apesar de essas palavras terem menor volume de buscas, em contrapartida, podem gerar menor concorrência e essa é aquela estratégia desafiadora a muitas marcas!
Native Ads
E entre as tendências de marketing digital para 2023 os Native Ads também entram em jogo. Também conhecidos como “publicidade nativa”, esse tipo de anúncio propõe uma experiência ao usuário que não o “atrapalhe”.
Sabe quando você entra em uma página e surgem anúncios que você não esperava e que causam irritação? A proposta dos native ads é justamente o oposto, porque se assemelham a uma notícia dentro de um portal de notícias tradicional e podem estar localizados em meio às notícias de um site, em feeds na página inicial ou na barra lateral de um artigo.
Geralmente, os native ads que mais geram resultados são aqueles localizados ao final do conteúdo. É uma alternativa “menos invasiva” de atrair leads, mas é claro que isso demanda por parte do time de comunicação estratégias assertivas para a construção de um conteúdo atraente, de qualidade e que seja a resposta que aquele lead está buscando.
Inteligência Artificial (IA) no Marketing Digital
A inteligência artificial (IA) já é realidade e pode-se pensar que isso se intensificou ainda mais com a pandemia mundial. A IA no marketing digital tem uma forte aliada que é o machine learning ou a capacidade das máquinas de identificarem padrões em uma grande quantidade de dados.
Entre as muitas vantagens do uso da IA no marketing, podemos citar:
- Redução de riscos nas campanhas;
- Aumento da velocidade;
- Melhora nos índices de satisfação do cliente;
- Aumento da receita;
Entre outras.
A IA influencia no marketing digital de diferentes maneiras, dentre elas:
Qualificação de Leads
Inicialmente o machine learning cumpre o papel de identificar o que gera mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL) e, depois disso, o papel da IA é auxiliar na qualificação precisa das listas de clientes e prospects, sendo assim pode ser construído um ideal customer profile (ICP).
Mídia Paga
A IA também tem sido fundamental na criação de anúncios cada vez mais personalizados. Quando uma marca fornece as informações para a criação de anúncio, o machine learning atua interpretando qual combinação faz mais sentido para determinada audiência.
Os dados dos clientes, como seu comportamento como usuário na internet, sites que visita, onde clica, etc., já têm sido ponto de partida para melhorar a experiência da personalização gerando resultados cada vez melhores.
Chatbots e experiências de conversação
Já falamos brevemente sobre isso e os chatbots também são uma boa representação do quanto a IA está impactando e fará ainda mais pelo marketing digital.
Por meio do desenvolvimento do processamento de linguagem natural através da IA, os bots serão usados para otimizar ainda mais os atendimentos ao cliente.
Clientes com dúvidas básicas podem consultar os chatbots e terão dúvidas respondidas de forma precisa, reduzindo a incidência de ter que esperar por um atendente do suporte.
A IA, neste caso, utiliza dados referentes a perguntas anteriores para resultados personalizados, tirando a sobrecarga do atendimento das pessoas no suporte, para que possam direcionar suas habilidades a situações mais complexas.
Sistemas de recomendação
Eles estão presentes nos serviços de streaming que você utiliza (Amazon, HBO Max, Netflix, etc.) e sempre tentam acertar o seu gosto, o surpreendente (ou não!) é que acertam ou chegam bem perto.
Esse tipo de IA unida ao machine learning, trabalhando na previsão de itens que os usuários provavelmente irão se interessar será ainda mais aperfeiçoado, levando a um aprofundamento ainda maior de relacionamento com o cliente ou com potenciais clientes.
Como o metaverso impacta no marketing digital?
E não podemos falar em tendências de marketing digital para 2023 sem mencionar o metaverso que propõe uma nova experiência do usuário com a internet.
Você ouvirá o termo “experiência” por um bom tempo pela frente, porque é esse o grande desafio no virtual, gerar experiências marcantes e positivas.
Alguns fatores estão intimamente ligados a como o metaverso influencia no marketing digital, como:
Experiência de imersão
A possibilidade de melhorar cada vez mais a interação entre possíveis clientes com uma marca tem sido discutida intensamente nos últimos dois anos.
As marcas estão diante do desafio de “oferecer algo além” aos seus consumidores, sendo assim, o que, dentro da proposta do produto, pode gerar uma experiência imersiva ainda mais marcante aos usuários?
Experiências num ecossistema
O metaverso propõe a compreensão das marcas como “ecossistemas” que integram diferentes experiências em torno de um mesmo produto. Imagine um ambiente em que é possível acessar muitas possibilidades dentro de uma necessidade. Um bom exemplo disso são os smartphones, em que as pessoas podem fazer quase tudo por meio de um aparelho.
Mas pense nos mais diferentes segmentos de mercado como, por exemplo, uma marca do setor alimentício, que além dos produtos, oferece uma gama de possibilidades de interação como vídeos de receita na internet, patrocinando um reality show de cozinheiros, etc.
Ou pense em uma agência de viagens que permite aos usuários a experiência de simularem toda a sua viagem, com passeios, hospedagem, etc., dando ao cliente uma visão geral de tudo aquilo que ele poderá aproveitar visitando aquele país ou cidade!
Conteúdos cada vez mais atrativos
Conteúdo na internet não falta, mas quando falamos de conteúdos originais e de qualidade, esse ainda é um desafio para muitas marcas. São muitas as formas de comunicação com o público, assim como são muitas as possibilidades de conteúdo (texto, imagem, vídeos, podcast, etc.), sendo assim, como chegar até o público certo com o conteúdo certo?
A ideia é conseguir unir o texto ao bom vídeo, à imagem impactante e conseguir dizer aquilo que o público espera.
Jornada do cliente
Dentro do cenário virtual, a preocupação cada vez maior com o comportamento do público também se torna um grande desafio.
As etapas da jornada do cliente: atração, consideração, conversão e fidelização e a definição das estratégias mais assertivas precisam estar dentro do metaverso e dessa proposta altamente imersiva.
Campanhas cada vez mais assertivas
Todas as iniciativas para aproximar os potenciais clientes das marcas têm como intuito minimizar ao máximo os erros nas campanhas.
Agências enfrentam o problema em comum de como tomar as melhores decisões comerciais e conseguirem oferecer o melhor resultado às marcas que atendem.
O metaverso e a ousada proposta de aproximar cada vez mais o usuário do ambiente virtual, também refletirá sobre a prevenção de erros no marketing digital, evitando investimentos desnecessários ou que gerem resultados inexpressivos.
Saia do lugar comum
Se tem uma coisa que a pandemia ensinou ao mundo foi que grandes imprevistos podem acontecer e lidar com eles é o grande desafio entre as maiores empresas do mundo.
Se as técnicas e tecnologias passam por constantes atualizações, é preciso estar sempre atento às novidades para não ficar para trás.
Se 2022 foi um ano dinâmico para o marketing digital, o próximo ano não será diferente. Novas tecnologias poderão surgir a qualquer momento, sem contar as atualizações sobre conceitos e técnicas de SEO que mudam rapidamente.
E aí, a sua empresa está preparada para mudar na mesma velocidade em que o mudo está mudando?
Está buscando por transformações em sua empresa? A Neobyte está preparada para te ajudar nesse processo.
Contamos com os melhores especialistas capazes de te ajudar com as melhores estratégias para ver a sua marca decolar! Vamos nessa!