O Inbound Marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que tem como ideia principal levar um conteúdo atraente para o seu cliente sem aquela pressão de compra. Para saber tudo sobre essa técnica, fique com mais um material completo da Neobyte!
O Inbound Marketing é uma metodologia que existe desde o início dos anos 2000. Apesar de sua identidade como uma prática comum, ainda é um mistério para muitos profissionais de marketing que tentam executá-la.
Por natureza, os profissionais de marketing usam táticas de transmissão tradicionais, como compras de outdoors, anúncios de rádio, comerciais de TV, mala direta e qualquer prática que transmita sua mensagem para o maior número possível de pessoas.
Mas como todo bom empreendedor antenado às novidades deste novo século/década, você sabe muito bem que hoje em dia não vale mais a pena investir no caríssimo marketing tradicional que não possui segmentação específica, certo?
Portanto, é importante ter sempre em mente que o Inbound Marketing é apenas uma das milhares de estratégias que você pode utilizar no marketing digital — sem puxar a sardinha para esse lado, mas ela é uma das que mais traz resultados.
Para explicar um pouco melhor sobre como o Inbound Marketing digital pode trazer resultados super positivos para o seu negócio, fazendo com que o cliente se sinta mais familiarizado com o seu produto, nós preparamos este material repleto de informações!
Fique com mais um artigo feito pela Neobyte. Vamos nessa?
O que é Inbound Marketing?
Inbound marketing é uma metodologia de marketing digital que usa SEO, conteúdo de alta qualidade, geração de leads e táticas de incentivo para estabelecer sua organização com credibilidade e autoridade em seu campo.
Os consumidores estão acostumados com as táticas tradicionais de marketing de saída que pedem uma compra sem fornecer valor ou resolver um problema antes da compra.
O Inbound Marketing desafia as práticas tradicionais ao falar com os clientes nas plataformas em que eles já estão, enviar mensagens diferentes em plataformas diferentes e orientar os clientes para uma compra quando estiverem prontos, em vez de pressioná-los sem motivo.
O Inbound Marketing usa táticas como oferecer grandes quantidades de conhecimento e valor sem pedir nada em troca aos clientes-alvo.
O objetivo de uma estratégia de inbound marketing é atrair organicamente leads e compradores para sua empresa quando eles estão procurando soluções, em vez de quando você precisa competir por sua atenção.
É importante salientar duas coisas:
- A competição por atenção ela sempre vai existir. Porém, o fato do seu cliente não perceber que você está ganhando ele “pelas beiradas” torna a comunicação menos invasiva, sempre entregando qualidade em troca de informação.
- Nunca cometa o erro de misturar inbound com conteúdos patrocinados. Você precisa deste tráfego orgânico para começar a entregar valor ao seu lead. Não se esqueça disso!
O que é outbound marketing?
As táticas de outbound são o que a maioria das pessoas pensa quando ouve a palavra “marketing”.
As táticas tradicionais de marketing externo incluem:
- Catálogos
- Outdoors
- Rádio e anúncios impressos
Antes da Internet, o marketing de saída era comum e eficaz. Os profissionais de marketing não tinham o mesmo acesso aos dados dos clientes que temos agora.
Hoje, usando software de CRM e o uso de cookies, os profissionais de marketing são capazes de rastrear o comportamento do consumidor e entender como os consumidores reagem em plataformas sociais e sites.
Não precisamos mais depender da prática cara de enviar mensagens por várias plataformas para alcançar as massas. Graças a novas análises de dados, podemos ter conversas com consumidores que desejam falar conosco.
Desvantagens do marketing tradicional
- Caro
- Impessoal
- Difícil de segmentar / almejar
- Difícil de analisar
- Não alinhado com o comportamento moderno do comprador
Como o Inbound Marketing é diferente?
Enquanto o Inbound Marketing se concentra na entrega de mensagens personalizadas apoiadas por dados comportamentais, tendências e preferências do cliente, o marketing de saída se concentra em ter o maior número possível de pessoas para ver uma única mensagem.
Em vez de colocar o seu público em alta e exigir que prestem atenção à sua mensagem, você cria conteúdo e experiências de alta qualidade que os clientes procuram e recomendam aos amigos.
Hoje em dia, os clientes podem encontrar você em:
- Motores de busca
- Boca a boca
- Mídia social
- Sites e diretórios de rede
- Páginas recomendadas
Antes da Internet, havia poucos canais para alcançar os clientes e as empresas tinham que competir por sua atenção.
Hoje, os clientes procuram marcas que construam confiança por meio de conteúdo de qualidade.
O objetivo do inbound marketing é alcançar os clientes antes que eles precisem de seu produto ou serviço, para que você esteja pronto quando eles estiverem interessados em mais.
Para esses clientes, você já é um líder do setor qualificado em que eles confiam, mesmo que a única exposição que tenham a você seja por meio de conteúdo gratuito, amigos em que confiam ou webinars e eventos.
Estatísticas para manter em mente
- A taxa média de cliques para anúncios gráficos on-line é de 0,07 por cento.
- 86 por cento dos usuários da Internet afirmam ter “cegueira de banner” e não percebem as barras laterais em sites.
- 18 por cento dos usuários da Internet nos EUA afirmam que usam um bloqueador de anúncios em seus computadores.
- A partir de 2019, 380 milhões de dispositivos móveis agora têm tecnologia de bloqueio de anúncios instalada.
A verdade moderna é que a maioria dos consumidores não quer ser questionada usando as medidas tradicionais de publicidade.
Na verdade, 7 em cada 10 pessoas consideram as táticas tradicionais irritantes e não fariam uma compra consciente de uma empresa que se comunicasse com elas por esses meios
Inbound Marketing x marketing de conteúdo
Embora muitas empresas tratem o inbound marketing e o marketing de conteúdo como sinônimos, eles não são exatamente a mesma coisa.
Em vez disso, eles trabalham juntos para criar um relacionamento forte com clientes existentes e potenciais.
O marketing de conteúdo é a prática de produzir conteúdo valioso que melhora seu relacionamento com seu público-alvo. Este conteúdo pode assumir a forma de:
- Artigos de blog
- Conteúdo longo
- Postagens nas redes sociais
- Infográficos
- eBooks
- Podcasts
- Vídeos
Nas práticas de entrada, o conteúdo é projetado para mover os clientes ao longo do volante de vendas, em vez de apenas atraí-los.
Tradicionalmente, os profissionais de marketing usam um funil de vendas, que tem uma entrada e uma saída.
Em comparação, o funil se constrói sobre si mesmo e cresce à medida que continua a girar e girar.
Em vez de procurar fazer com que os clientes entrem e saiam, o que é uma relação estritamente transacional, os profissionais de marketing que utilizam um funil de vendas procuram maneiras de construir o ímpeto da marca com seus clientes.
Em vez de ver uma transação, eles veem seus clientes como seu maior patrimônio.
Fornecendo ajuda e suporte para capacitar seus clientes a terem sucesso com suas compras. Esta é também a fase em que os clientes recomendam a sua empresa a terceiros.
Razões pelas quais o Inbound Marketing funciona
Gera tráfego do site
Dois dos componentes mais básicos de qualquer estratégia de marketing de entrada é o SEO e o marketing de conteúdo. Quando ambos são usados, o resultado é um tráfego mais qualificado que você pode transformar em leads em potencial.
Ao criar informações detalhadas e otimizar palavras-chave, você pode se classificar nos mecanismos de pesquisa e obter leads pré-qualificados.
Leads pré-qualificados são clientes em potencial que desejam fazer uma compra ou pesquisar um produto ou serviço no qual estão interessados. Esses são os clientes que desejam ouvir você.
Quanto mais conteúdo você cria, mais oportunidades você tem para classificar palavras-chave e frases específicas. Como as páginas são classificadas individualmente, você pode aproveitar o conteúdo para classificar vários tópicos relacionados ao seu negócio.
Produz leads qualificados
As táticas de marketing de saída tradicionais falaram com as massas, e havia muito poucas maneiras de segmentar seu público.
No passado, os profissionais de marketing só conseguiam segmentar o posicionamento do anúncio com base no público das publicações impressas.
Hoje, CRMs, ERPs e cookies de rastreamento coletam dados comportamentais da Internet. Usando essas informações, os profissionais de marketing podem alcançar públicos que desejam ouvi-los nas plataformas em que os clientes estão.
Com o inbound marketing, você pode usar dados e estratégias para alcançar clientes que já estão interessados em seus produtos ou serviços.
Ao criar conteúdo com o seu mercado-alvo em mente, como artigos de instruções e postagens de blog sobre as tendências do setor, você organicamente atrai visitantes que têm interesse em sua empresa.
Fortalece a reputação da sua empresa
Com o marketing externo, você precisa dizer ao seu público por que ele deve comprar seus produtos ou serviços. Tradicionalmente, isso era feito com dados descritivos, fatos, estatísticas ou endossos.
Usando táticas de marketing de entrada, você pode mostrar aos clientes por que sua empresa resolverá os problemas deles.
Como o inbound foca em reter clientes e atrair novos clientes, as experiências compartilhadas apenas fortalecem o movimento do seu volante.
Os clientes recomendam outros clientes e se tornam os maiores defensores de sua marca.
Ele permite que os clientes entrem em contato com você em seus termos
Ao usar o inbound marketing, você nunca interrompe ou bombardeia seus clientes em potencial.
Em vez disso, esses clientes entram em contato com você em seus próprios termos, quando estão prontos para fazer uma compra.
O Inbound concentra-se em que os clientes encontrem naturalmente seu site na fase de pesquisa, sejam capazes de acessar as informações com facilidade e, em seguida, optem por entrar em contato com sua empresa.
Ajuda a construir relacionamentos
Em vez de pressionar os clientes a fazer uma compra ou uma decisão antes de estarem prontos, o inbound se concentra em fornecer informações sem pressão para comprar.
O maior ativo do marketing de entrada são os relacionamentos que ele constrói e continua a facilitar, mesmo após a primeira compra inicial.
Em vez de falar com seu público apenas por meio de argumentos de vendas, você pode fornecer a eles informações úteis relacionadas aos produtos ou serviços que oferece.
Essa prática ajuda os visitantes do site a ver você não apenas como uma empresa, mas também como um recurso confiável.
Muitos clientes em potencial podem começar a fazer perguntas nas redes sociais ou na página de comentários do seu blog.
Além disso, por meio do uso de técnicas como chatbots de IA, você pode se conectar com os clientes, mesmo quando não estiver online no momento e puder fazer isso em tempo real.
Os chatbots podem ser programados para responder a perguntas padrão e notificá-lo de potenciais que desejam ouvir de você.
Usando o HubSpot, você também pode criar recursos vinculados a formulários. Esses recursos podem ser vídeos, blogs, webinars, e-books e whitepages, que só estão disponíveis se os visitantes preencherem um formulário.
As informações vão para um banco de dados dentro do HubSpot, permitindo que sua equipe de vendas acompanhe e construa conexões.
Pode ser personalizado
Um dos desenvolvimentos mais recentes no inbound marketing é a capacidade de personalizar suas mensagens de marketing para visitantes e leads específicos.
Quando você anuncia com canais tradicionais, provavelmente altera o conteúdo do anúncio com base nas informações demográficas de cada canal.
Por meio dos canais tradicionais, você só conseguiria acessar um público amplo. Usando o inbound marketing, você é capaz de segmentar clientes em potencial por dados demográficos, estágios na jornada do comprador e conhecimento de seu negócio.
Depois de segmentar seu público, você pode usar um software de automação para oferecer CTAs, formulários, recursos, e-mails e campanhas publicitárias personalizados.
Conforme os visitantes retornam ao seu site, você pode usar cookies para entender melhor suas atividades, como o conteúdo que leram e as páginas visitadas.
Por exemplo, se um visitante retorna ao seu site várias vezes no decorrer de uma semana, seu software de automação de marketing pode incentivá-lo a se inscrever em seu blog e receber atualizações por e-mail sempre que você publicar uma nova postagem.
Além disso, usando a ferramenta Prospects da HubSpot, você pode visualizar informações públicas vinculadas ao IP dos visualizadores e obter informações valiosas sobre quem sua equipe pode acompanhar.
O marketing de entrada pode preparar o seu negócio para o sucesso. Usando o HubSpot, sua empresa é capaz de automatizar formas personalizadas de comunicação e facilitar o relacionamento com clientes em potencial.
Entre em contato com a Neobyte para ver como nossas táticas de inbound marketing podem ajudá-lo a atingir suas metas no mundo digital!