Impulsionar suas publicações é o jeito mais fácil de fazer com que o seu conteúdo, serviço ou produto atinja o maior número de pessoas de uma determinada mídia social, seja ela uma plataforma como o Facebook ou Instagram.
Porém, muitos fatores dificultam a implementação desta técnica dentro das empresas, pois na hora de segmentar o público e preparar um material rico, acabamos nos deparando com uma segmentação muito ampla e um conteúdo não tão rico assim.
Por isso, é importante saber como as ferramentas funcionam e quais as melhores estratégias para implementar dentro deste procedimento.
Quer saber como impulsionar as publicações da sua página, alavancando o seu negócio e multiplicando exponencialmente os seus lucros, acompanhe mais um artigo que a Agência Neobyte preparou para você!
Vamos lá?
BENEFÍCIOS DO IMPULSIONAMENTO NAS REDES SOCIAIS
Não foram só as redes sociais que apresentaram crescimento e expansão nos últimos tempos.
A produção de conteúdo seguiu o fluxo, cercando todos nós com todo e qualquer tipo de informação, resultando em mais conteúdos criados e compartilhados do que a capacidade de consumo dos mesmos.
Por isso que, hoje, para uma marca conseguir mais visibilidade precisará de uma “forcinha” e impulsionar publicações.
Essa é a tendência dos anúncios patrocinados no plano de marketing das empresas. Podemos listar aqui, quais as vantagens dessa estratégia:
Uma publicação normal (que chamamos de orgânica, ou seja, sem patrocínio) atinge cerca de 3% dos fãs ou seguidores, de acordo com as pesquisas. Dessa forma, tornou-se necessário investir em e impulsionar publicações da sua fanpage para, assim, garantir que sua empresa tenha destaque no feed dos seus seguidores.
Uma outra vantagem dessa estratégia de impulsionar publicações é a possibilidade que você tem de segmentar seu público, direcionando a campanha para um nicho específico e, assim, conquistar mais seguidores, já que sua publicação chegará, inclusive, ao feed de quem não curte sua página, mas que tenha interesses no que você oferece.
Além disso, é possível se manter no orçamento, pois há a opção de limitar valores, e até período de investimento, para cada publicação a ser impulsionada.
Após atingir o valor máximo, o Facebook encerra o processo e disponibiliza um relatório com os resultados da campanha, o que é muito importante para o ajudar a compreender qual seu público e quais as adequações que podem ser feitas para melhorar a eficácia da próxima publicação.
COMO UTILIZAR A MÍDIA SOCIAL PARA AUMENTAR O CONHECIMENTO DA SUA
1. Crie o reconhecimento da marca
Ganhar o reconhecimento da marca é um dos objetivos de marketing mais importantes de qualquer empresa.
Isso porque os consumidores querem comprar marcas que reconhecem. Felizmente, a mídia social permite a construção de marca fácil e eficaz.
A mídia social tem uma vantagem sobre a mídia tradicional porque pode mostrar sua marca às pessoas com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, faz com que seu público olhe para sua marca, mesmo quando eles não estão pensando em sua marca ou produto.
Dica: preste atenção ao seu perfil e fotos de capa. Uma ótima maneira de criar o reconhecimento da marca é colocar seu logotipo com frequência, mas de forma estratégica. Você quer ter certeza de que não é opressor ou perturbador.
Dê uma olhada na página do Twitter da Nike. A Nike mantém seu perfil no Twitter organizado e limpo.
Eles colocam seu logotipo reconhecível na imagem do perfil e na foto da capa sem serem dominadores.
A foto da capa é especialmente eficaz porque conecta o logotipo da Nike à ideia de corrida.
2. Gere uma conversa sobre sua marca
Uma forte estratégia de marketing de mídia social gerará conversas sobre sua marca, produtos e parceiros.
Veja este exemplo do PlayStation. Um simples post de parabéns à Naughty Dog (a empresa por trás do novo videogame Uncharted 4) pelo sucesso gerou feedback sobre o jogo.
Ao fazer isso, eles receberam uma grande quantidade de feedback sobre seu produto. Eles também fizeram as pessoas falarem.
Os fãs estavam tendo conversas genuínas, tudo facilitado pelas redes sociais.
Dica: interaja com seu público quando eles comentarem em suas mensagens de mídia social.
Certifique-se de que eles sentem que há uma pessoa por trás da marca. Garantir que eles não sentem que estão falando com um robô lhes dará uma melhor percepção de sua empresa e os fará se sentirem mais como clientes valiosos.
Concentre-se no compartilhamento de conteúdo que crie conversas naturalmente. Algumas dessas maneiras são:
- Divulgue outras empresas com as quais você trabalha em rede e trabalha.
- Solicite feedback sobre seus produtos.
- Faça perguntas abertas e deixe o público responder para envolvê-los ativamente.
3. Aprenda como se conectar com seu público por meio da escuta social
A escuta social é o ato de monitorar conversas sociais sobre determinados tópicos. Ajuda você a entender o que é importante para seu público e a identificar tendências que seu público-alvo está seguindo.
Você aprenderá sobre o que eles estão lutando, o que pode ajudá-lo a criar conteúdo abordando esses pontos problemáticos.
Você também pode identificar o tom e a linguagem que seu público-alvo usa.
Dê uma olhada no Burger King no Twitter. Eles usam a mesma gíria que o público mais jovem usa no Twitter para se representar de forma cômica.
Se você não tem certeza de como combinar o tom e o estilo de seu público, ouvir as redes sociais pode ajudar.
Dica: Faça parte de sua rotina diária fazer alguma escuta social e ver o que as pessoas estão dizendo em seu setor. Se você quiser levar sua escuta social para o próximo nível, verifique Mention (a mesma ferramenta de escuta social usada pela equipe CoSchedule).
4. Conte a história da sua marca
Usar a mídia social é uma ótima maneira de compartilhar a missão da sua marca e compartilhar histórias.
Histórias eficazes podem ter um grande impacto na imagem da sua marca. Eles podem ser simples ou extensos, dependendo do que você acha que será mais eficaz.
Veja esta postagem da Starbucks, por exemplo. Simplesmente conta a história de alguém que conseguiu um emprego em uma feira de contratações e ajudou efetivamente sua imagem pública.
Tem apenas uma imagem, mas a história é impactante e clara.
Dica: compartilhe histórias de pessoas que usam seu produto ou serviço. Se eles derem um ótimo feedback, compartilhe-o! Isso espalhará a mensagem de que seu produto é eficaz o suficiente para que alguém lhe dê um feedback positivo.
5. Reúna dados de pesquisas de público para melhorar
A pesquisa de público é semelhante à escuta social. Ele pesquisa as palavras-chave que seu público usará, mas é mais focado em seu produto específico.
Você pode usar a mídia social para coletar essas informações.
Dica: tanto o Facebook quanto o Twitter permitem que você visualize o alcance e as percepções de todas as suas postagens.
Para ver os insights em sua página do Facebook, basta ir até a página da qual você é administrador e eles estarão ao lado de sua foto de capa. O Twitter terá a opção de visualizar os insights de cada tweet que você postar na parte inferior de cada tweet.
QUANDO UTILIZAR MENSAGENS OTIMIZADAS?
Postagens otimizadas funcionam bem nos casos em que você deseja maximizar a visibilidade de uma postagem que foi publicada em sua linha do tempo, porque você procura construir uma prova social ou reconhecimento de marca.
Alguns exemplos específicos de quando uma postagem impulsionada pode ser uma boa opção incluem:
Anunciando um evento para ajudar a aumentar a participação e a prova social.
Buscar obter o máximo de engajamento e visibilidade possível ao fazer grandes anúncios, como o lançamento de um novo produto ou serviço.
Compartilhando conteúdo gerado pelo usuário que você está republicando para ajudar a ganhar confiança e novos seguidores.
O que são anúncios do Facebook?
Embora uma postagem otimizada seja considerada um anúncio, anúncios independentes do Facebook são criados usando o Gerenciador de anúncios e oferecem soluções de personalização mais avançadas do que postagens otimizadas.
Você pode otimizar um anúncio para exibições de vídeo, instalações de aplicativos, conversões de sites ou uma lista de outras coisas.
Usando a ferramenta Gerenciador de anúncios, você pode criar alvos precisos para cada anúncio. Você também pode configurar testes A / B para determinar qual anúncio tem o melhor desempenho para sua marca.
Experimente algumas experiências de segmentação e determine para onde deseja ir a partir daí.
A lista a seguir inclui opções que são possíveis com Anúncios, mas não possíveis com o botão Boost.
Com anúncios, você pode:
- Segmentar pessoas que gostam de seus concorrentes
- Experimentar anúncios diferentes por canal, como celular ou feed de notícias
- Usar as categorias demográficas, de interesse e comportamento do Facebook para segmentação
- Usar o Pixel para encontrar e redirecionar pessoas que visitaram seu site / página. Pixel é um código de ferramenta do Facebook que você coloca em seu site e que coleta dados.
Ele ajuda você a rastrear conversões de seus anúncios, otimizar anúncios, construir públicos-alvo para novos anúncios e fazer remarketing para pessoas que realizaram algum tipo de ação em seu site.
O que mais você pode fazer com os anúncios do Facebook?
O Facebook apresenta claramente os benefícios adicionais de usar seu Gerenciador de Anúncios e veicular Anúncios no Facebook. Esses benefícios incluem:
Opções de seleção de canal de anúncio: ao impulsionar uma postagem, você pode marcar ou desmarcar se deseja colocar seu anúncio no Instagram, além do feed de notícias do Facebook para celular e desktop.
Com os Anúncios do Facebook, você pode escolher posicionamentos nos anúncios do Facebook News Feed, no Messenger, nas histórias do Instagram, nos artigos instantâneos e na Audience Network.
A capacidade de definir objetivos específicos: se você escolher o objetivo do seu anúncio logo no início, poderá descobrir que campanha o ajudará a atingir suas metas.
Você pode se concentrar no engajamento da página, promoções locais ou cliques no site usando uma postagem otimizada.
O Ads Manager permite objetivos como tráfego na loja, conversões e geração de leads.
Um aumento no controle de criação e formatação: você pode criar um anúncio que se adapte às suas metas; crie anúncios carrossel, adicione definições específicas e um botão de apelo à ação.
Essas são apenas algumas das opções de criativos e formatação disponíveis no Gerenciador de anúncios, nenhuma das quais está disponível ao impulsionar.
A capacidade de atingir quem você deseja: as ferramentas mais avançadas no Gerenciador de anúncios permitem que você crie tipos de público sobrepostos, públicos semelhantes e muito mais para impulsionar publicações.
Conclusão
A premissa da publicidade no Facebook é ser extremamente estratégica e precisa. Sua empresa deve trabalhar para seguir a jornada do comprador e construir públicos cuidadosamente direcionados. Isso ajudará você a cultivar leads e a conquistar fãs leais.
Quer você se sinta intimidado pelo mundo dos anúncios do Facebook e pelo aumento de postagens, ou se tudo parece moleza, não deixe essa ferramenta ser subutilizada!
Vale a pena aprender pela flexibilidade que permite a você atingir seu público-alvo.
Entre em contato com a Neobyte e saiba como nossos especialistas em Redes Sociais podem transformar o seu negócio em um novo case de sucesso no mercado!